PRIMEIRA CÂMARA

Eleita em 31 de Março 1912, com mandato até 1915, a primeira Câmara Municipal de Pirapora ficou constituída pelos seguintes Vereadores: Coronel José Joaquim Fernandes Ramos (Presidente), Coronel Antônio Nascimento (Vice-Presidente), Major Joaquim Rodrigues Santiago (Secretário), Capitão Washington Bernardes Barreto, Coronel Felipe Alves Sampaio, Major Theóphilo de Salles Barbosa e Henrique Dias Coelho, este eleito em pleno suplementar em 17 de Novembro.
Com o falecimento do Major Theóphilo Barbosa em 1914, sua vaga foi preenchida pelo suplente Celso Gonzaga Pereira da Fonseca.
Os seis Vereadores de ínicio citados, tanto quanto o suplente Celso Gonzaga, integraram a legenda situacionista do Partido Republicano Mineiro. Somente Henrique Dias Coelho fora eleito pela oposição, na legenda partido Republicano Mineiro de Pirapora.
Como já foi registrado, o Presidente da Câmara Municipal exercia a função de Agente Executivo Municipal, cargo que corresponde hoje á função de Prefeito.

A instalação


Eleito Presidente da Câmara, o Coronel Ramos assumiu também as funções de Agente Executivo Municipal, adotaram-se as “ armas municipais” e o dia 1º de Junho foi decretado feriado Municipal. Foram comissionados os Cidadãos Argemiro Peixoto, como Secretário da Câmara, e Lycurgo Lucena, como Procurador-Tesoureiro, além do primeiro funcionário efetivo o jovem Targino Lima.
Realizou-se uma sessão com as formalidades legais e, depois, outra, aberta, em que o Coronel Ramos entregou simbolicamente a Presidência da Casa ao Engenheiro Paulo de Frontin, diretor da estrada de Ferro Central do Brasil, grande benemérito de Pirapora.
A Câmara se reuniu no paço Municipal, majestoso prédio que havia no local hoje ocupado pelo Fórum, onde se situava também o gabinete do Agente Executivo. A praça veio a ter o nome de 1º de junho e, depois, de Getúlio Vargas.

SEGUNDA CÂMARA


Em eleição realizada em 1º de Novembro 1915, para o triênio 1916-1918, foram os seguintes Vereadores que integravam a nossa Segunda Câmara Municipal: Coronel José Joaquim Fernandes Ramos (Presidente e Agente Executivo Municipal), Coronel Antônio Nascimento (Vice-Presidente), Major Joaquim Rodrigues Santiago (Secretário), Coronel Felipe Alves Sampaio, José Paculdino Ferreira, Coronel Manoel Joaquim de Melo e Coronel Carolino Hermeto da Silva.
Na suplência ficaram: Antônio Diniz Júnior, José Júlio da Silva, Luiz Medeiros (Tota), João Bernardino Ferreira, Sólon Passos e Paulino Carneiro.
Foram eleitos juizes de paz da cidade: Coronel Raymundo Nascimento, coronel Floriano Soares Diniz e capitão Washington Bernardes Barreto e como suplentes Francisco José dos Santos (Chiquinho do coqueiro), Oscar Paraguassu e Joaquim Fernandes Ramos Júnior (Quincas). Para o distrito de São Francisco de Pirapora, o eleito foi Paulo Mariano Machado e, para o de Guaicuí, Sebastião Francisco de Moraes.

A TERCEIRA CÂMARA


Para o quatriênio 1919-192, houve nova eleição realizada em 1º de novembro de 1918. Foram eleitos para a câmara os seguintes vereadores: coronel José Joaquim Fernandes Ramos (presidente e agente executivo municipal), coronel António Nascimento (vice-presidente), major Joaquim Rodrigues Santiago (secretario), coronel Felipe Alves Sampaio, José Paculdino Ferreira, Coronel Drumont de Figueiredo como Secretário. Em 1922, O Coronel Ramos pediu o seu próprio afastamento, tendo Joaquim Rodrigues Santiago assumido a Presidência da Câmara, em caráter definitivo, tornado-se Agente Executivo Municipal complementando o mandato, que em 31 de Dezembro de 1922. Ainda nesta eleição de 1918, foram eleitos juízes de paz: Floriano Soares Diniz, Joaquim Fernandes Ramos Junior (Quincas) e Bento Rocha Barros (Bentoca). Para o distrito de São Francisco de Pirapora, Paulo Mariano Machado foi reeleito e, para Guaicuí, Gabriel R. dos Santos.

Fonte: Livro "PIRAPORA UM PORTO NA HISTORIA DE MINAS"

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Nome completo
(Nome de urna)

Telefone: 38 3741 2011
Endereço: Av. Rodolfo Mallard, 50 | Pirapora | MG | CEP 39270-000

Horário de atendimento ao público: das 8h às 18h, de segunda a sexta.

Reuniões ordinárias: Todas as terças-feiras às 9h


SALA DE REUNIÕES